Maestro

Nuno Osório

Atual Maestro da Banda Musical de Monção, desde fevereiro de 2024.

Maestro Nuno Osório

Nuno Osório é natural de Magueija - Lamego, iniciou os seus estudos musicais, na Escola de Música da Banda Filarmónica de Magueija.

Estudou piano na Academia de Música de Lamego e percussão no Conservatório D. Dinis, em Odivelas. Trabalhou com os professores Sofia Lourenço, Fátima Juvandes, João cunha, Filipe Simões e Richard Buckley.

Licenciou-se em Composição na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto (Esmae), sob orientação dos professores Eugénio Amorim, Carlos Guedes, Dimitris Andrikopoulus e Fernando Lapa. Participou em diversos workshops com compositores de renome, tais como Jonathan Harvey, Kaija Saariaho, Bruce Pennycook e Steve Reich.

Realizou o Mestrado em Direção de Orquestra de Sopros na Universidade de Aveiro (UA). Estudou Direção de Orquestra com Barbara Franke, Eugénio Amorim, Ernest Schelle, André Granjo, António Vassalo Lourenço.

Frequência do Doutoramento em Composição na Universidade de Aveiro.

O seu trabalho enquanto compositor, assenta essencialmente em música Electrónica/Electro-Acústica, Câmara, Filmes, Orquestra Sinfónica e Orquestra de Sopros. As suas obras encontram-se editadas na Editora Holandesa “Molenaar Edition”.

Em maio de 2011 viu a sua obra Déjà-Vu, para Orquestra Sinfónica, ser estreada mundialmente em concerto pela Orquestra Sinfónica da Esmae, no teatro Helena Sá e Costa, na cidade do Porto. A referida obra foi apresentada em julho de 2011 pela Orquestra Sinfónica da Casa da Música do Porto.

Em 2015 ganhou o 3.º prémio do I Concurso de Composição da Cidade de Rio Tinto, Portugal.

Em 2020, foi homenageado pelo Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna pela composição musical da sua obra “O Patrulheiro da GNR”.

Realizou as bandas sonoras originais dos filmes Just Fly, do realizador americano Nathan Efstation; Directo de Pedro Farate e Desespero de Rui Pilão.

Enquanto Maestro, orientou os seguintes cursos e estágios de orquestra de sopros (EOSP):

Curso de Direção de Orquestra de Sopros - Filarmónica Boa Vontade Lorvanense – Penacova
EOSP - Filarmónica da Lira Estrela da Candelária, São Miguel - Açores;
EOSP - Banda Musical do Pontido - Vila Pouca de Aguiar
EOSP - Sociedade Filarmónica Quiaense - Figueira da Foz
EOSP - “Ecole de Musique et de Danse de Saint-Galmier - Lyon” - França.
EOSP - Academia das Artes de Ribeira de Pena - Vila Real
EOSP - Federação de Bandas Filarmónicas do Distrito de Coimbra.
EOSP - Filarmónica Estrela do Oriente - Algarvia - Nordeste - São Miguel - Açores

 

Exerceu funções de Maestro na Banda Musical de Magueija - Lamego, na Banda da Academia das Artes de Ribeira de Pena e, na Banda Marcial de Ancede - Baião.

Atualmente, exerce funções de instrumentista e compositor, na Banda de Música da Guarda Nacional Republicana, com o posto de Sargento Ajudante. É Maestro da Banda Musical de Monção desde fevereiro de 2024.