José Vicente Simeó

MAESTRO_MONÇÃONasceu em Llíria (Valência), onde iniciou os seus estudos musicais com Pablo Sánchez Torella na União Musical de Llíria, em trompete. Aí finaliza os seus primeiros estudos, ampliando-os no Conservatório Superior de Música de Valência, onde atinge o grau médio com a classificação de excelente, com Vicente Prats.
Aos 15 anos ingressa na Banda Municipal de Castellón. como Fliscorno solista. No ano seguinte obtém o 1º prémio no “Concurso Nacional para jóvenes intérpretes”, celebrado em Valencia, e ingressa na Orquestra Sinfónica do Conservatório Superior de Música de Valência. Com 17 anos ingressa na Armada como Sub-oficial Músico.
Actua como concertista no programa de Rádio T.V.E. “El mundo de la música”, acompanhado da Orquestra da R.T.V.E. Finaliza o curso de Professor Superior de Trompete em Madrid com José Ortí, com a classificação de Excelente. Aos 20 anos, por concurso, ingressa no Conservatório Superior de Música de Vigo.
Foi solista convidado de varias Orquestras Sinfónicas (Galícia, Valência, Astúrias, Bilbau….) Como professor leccionou cursos de Vento Metal nos Conservatórios Superiores da Coruña, Ourense, Lugo, Alcañiz, Murcia, entre outros.
Realizou cursos de aperfeiçoamento com Jan Cober, Bernardo Adam Ferrero, Rafael Sanz, Leopoldo Vidal, Guy Touvron, Jose Vicente Egea, J. Ortí, Pierre Thibaud, Hakan Handerberguer, E. Rioja, Jim Litterford, Spanish Brass….
Foi professor de trompete e música de câmara na Fundação Átrio da Música de Viana do Castelo durante 10 anos, e no Conservatório superior de Alicante.
Como compositor, tem composto diversas obras para ensemble de metais, banda sinfónica e concertos para trompete e piano, ventos, etc. Alguns deles, estão gravados em vários discos no Japão e outros países, pelo seu filho, Rubén Simeó, trompetista.

Dirigiu diversas Filarmónicas, destacando-se: Banda Municipal de Ourense, Banda de Tui, Agrupación Musical do Rosal, Banda Sinfónica de Alacuás (Valencia), nas que gravou 10 discos e ganhou vários prémios em certames e concursos. Actualmente é maestro da Banda Musical de Monção (desde o ano 2003), compositor e Professor superior de trompete e música de câmara no Conservatório Superior de Música de Castellón.